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Panorama Audiovisual Iberoamericano 2018

Panorama Audiovisual Ibero-Americano 2018

EGEDA
FIPCA

2018

A FICÇÃO TELEVISIVA MANTÉM SEU DOMÍNIO NOS CANAIS IBERO-AMERICANOS E A ASSISTÊNCIA AOS CINEMAS IBERO-AMERICANOS CONTINUA CRESCENDO

A EGEDA, em seu Informe 2018 sobre o Panorama Audiovisual Ibero-Americano, analisa o setor cinematográfico e audiovisual de 23 países divididos em três eixos: Ibero-América (20), Estados Unidos e Europa (2).

Nesta nova edição publicam-se artigos interessantes desenvolvidos por importantes profissionais do Brasil, Chile, Equador, Espanha, Estados Unidos, México e Peru:

Prêmios, prêmios e mais prêmios
Cineteca: De Madri ao cinema
México: O must offer e o must carry
A obra audiovisual como ferramenta de promoção de um país
2017, ano de cifras históricas para a indústria cinematográfica mexicana
Mecanismos de fomento à indústria audiovisual no mercado brasileiro
O nacionalismo cinematográfico no Equador
CinemaChile, a marca do cinema chileno e a TV independente no mundo

Dados globais do panorama cinematográfico ibero-americano

Observa-se um ligeiro crescimento no peso mundial de espectadores deste mercado, passando de 11,3% em 2016 a 11,8% em 2017.

Os cinemas de países ibero-americanos estrearam 5.668 filmes, sendo a porcentagem de estreias nacionais de 16,1% (913 estreias).

A cota de espectadores acumulada pela origem de estreias do top-100 analisado nos diferentes países da amostra, no quinquênio 2013-2017, é a seguinte: o cinema dos EUA representa 83,1%, o cinema ibero-americano (nacional e não nacional) supõe 12% e o cinema europeu 4%.

Produção de Ficção na Ibero-América

Na amostra realizada foram recolhidas informações de 80 canais de televisão (55 privados e 25 públicos) correspondentes a 12 países. O que supõe 257.937 de emissões analisadas e mais de 215.000 horas de difusão.

Um estudo detalhado concluiu que a ficção televisiva tem um grande impacto em todos os canais, com 26,2% do tempo total de emissão e sendo nos horários de maior audiência em que se acumula a programação de ficção: 43,6% no prime-time e 39,2% na parte da tarde.

O cinema ibero-americano fora de suas fronteiras

O cinema ibero-americano continua se posicionando e alcançando reconhecimento por parte dos espectadores dos países analisados (Alemanha, Áustria, França, Itália, Países Baixos, Reino Unido, Rússia e Turquia).

Assim o demonstra a presença de 147 estreias nos oito mercados da amostra e onde os títulos que tiveram uma maior presença foram: Sete minutos depois da meia-noite (7 mercados), A promessa (6 mercados), Neruda (5 mercados) e Uma mulher fantástica (5 mercados).

Os países com maior número de consumidores de cinema ibero-americano são França, Rússia e Reino Unido.



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