Informacin. Publicaciones

Panorama Audiovisual Iberoamericano 2018

Panorama Audiovisual Ibero-Americano 2018


EGEDA
FIPCA

2018

A FICÇÃO TELEVISIVA MANTÉM SEU DOMÍNIO NOS CANAIS IBERO-AMERICANOS E A ASSISTÊNCIA AOS CINEMAS IBERO-AMERICANOS CONTINUA CRESCENDO

A EGEDA, em seu Informe 2018 sobre o Panorama Audiovisual Ibero-Americano, analisa o setor cinematográfico e audiovisual de 23 países divididos em três eixos: Ibero-América (20), Estados Unidos e Europa (2).

Nesta nova edição publicam-se artigos interessantes desenvolvidos por importantes profissionais do Brasil, Chile, Equador, Espanha, Estados Unidos, México e Peru:

  • Prêmios, prêmios e mais prêmios
  • Cineteca: De Madri ao cinema
  • México: O must offer e o must carry
  • A obra audiovisual como ferramenta de promoção de um país
  • 2017, ano de cifras históricas para a indústria cinematográfica mexicana
  • Mecanismos de fomento à indústria audiovisual no mercado brasileiro
  • O nacionalismo cinematográfico no Equador
  • CinemaChile, a marca do cinema chileno e a TV independente no mundo

Dados globais do panorama cinematográfico ibero-americano

Observa-se um ligeiro crescimento no peso mundial de espectadores deste mercado, passando de 11,3% em 2016 a 11,8% em 2017.

Os cinemas de países ibero-americanos estrearam 5.668 filmes, sendo a porcentagem de estreias nacionais de 16,1% (913 estreias).

A cota de espectadores acumulada pela origem de estreias do top-100 analisado nos diferentes países da amostra, no quinquênio 2013-2017, é a seguinte: o cinema dos EUA representa 83,1%, o cinema ibero-americano (nacional e não nacional) supõe 12% e o cinema europeu 4%.

Produção de Ficção na Ibero-América

Na amostra realizada foram recolhidas informações de 80 canais de televisão (55 privados e 25 públicos) correspondentes a 12 países. O que supõe 257.937 de emissões analisadas e mais de 215.000 horas de difusão.

Um estudo detalhado concluiu que a ficção televisiva tem um grande impacto em todos os canais, com 26,2% do tempo total de emissão e sendo nos horários de maior audiência em que se acumula a programação de ficção: 43,6% no prime-time e 39,2% na parte da tarde.

O cinema ibero-americano fora de suas fronteiras

O cinema ibero-americano continua se posicionando e alcançando reconhecimento por parte dos espectadores dos países analisados (Alemanha, Áustria, França, Itália, Países Baixos, Reino Unido, Rússia e Turquia).

Assim o demonstra a presença de 147 estreias nos oito mercados da amostra e onde os títulos que tiveram uma maior presença foram: Sete minutos depois da meia-noite (7 mercados), A promessa (6 mercados), Neruda (5 mercados) e Uma mulher fantástica (5 mercados).

Os países com maior número de consumidores de cinema ibero-americano são França, Rússia e Reino Unido.

Ver em formatoonline (em espanhol)

Ver em formato PDF (em espanhol)
© EGEDA. Todos os direitos reservados
egeda
Con la colaboración de ONU Turismo
aribsan
crea sgr
Premios PLATINO del Cine Iberoamericano
Premio Cinematográfico José María Forqué
PLATINO INDUSTRIA
Recent Cinema
veointernet
Platino Empleo
Platino Crowdfunding