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Panorama Audiovisual Iberoamericano 2014

Panorama Audiovisual Ibero-Americano 2014
2014


Um estudo que compreende 23 países (América Latina, Espanha, Portugal e Estados Unidos)

O CINEMA E A FICÇÃO IBERO-AMERICANA INCREMENTAM SUA POPULARIDADE. Êxito das comédias nacionais e das telenovelas a nível internacional

A amostra geral do Panorama Audiovisual Ibero-Americano 2014 inclui 23 países como norma geral, divididos em três eixos: latino-americano (20 países), europeu (Espanha e Portugal) e norte-americano (Estados Unidos, já que 15% de sua população é hispânica e por influência mundial na indústria audiovisual).

O Panorama Audiovisual Ibero-Americano é uma publicação promovida pela EGEDA (Entidade de Gestão para o setor audiovisual) e FIPCA (Federação Ibero-Americana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais). Constitui um estudo global baseado na experiência acumulada nas publicações precedentes do Panorama Audiovisual e surge com a intenção de documentar a evolução da organização audiovisual ibero-americana, a exibição das obras audiovisuais em diferentes telas, o avanço tecnológico a serviço dos novos modelos de exploração da obra audiovisual, e os desafios do audiovisual ibero-americano perante o futuro.

Dada a informação obtida de diferentes fontes de reconhecido prestígio, põe-se em evidência o aumento da popularidade do cinema quanto à afluência de espectadores em 2013 em comparação a 2009 (período analisado): Argentina (+13,1 milhões), Brasil (+26,4), Chile (+5), Colômbia (+14,5), México (+63,1) e Peru (+11,1 milhões).

Durante os dois últimos anos houve um grande êxito de espectadores das comédias nacionais em seus mercados de origem, podendo citar alguns exemplos como a produção brasileira Coração de Leão (1,7 milhões de espectadores), a obra chilena Stefan vs Kramer (2 milhões), a produção peruana Asu Mare (3 milhões), o filme brasileiro De pernas pro ar (4,8 milhões), a realização mexicana Uma família muito nobre (7,1 milhões), a mais recente obra espanhola 8 apellidos vascos (9,2 milhões) e, por último, a produção mexicana Não aceitamos devoluções (15,2 milhões).

Quanto à ficção televisiva, o percentual médio de tempo dedicado pelos canais dos países ibero-americanos, no período 2010-2012, se situa em 27,7% do tempo total. A telenovela é a rainha da ficção na amostra realizada, com 60,4% sobre o total de 1.625 títulos estreados, seguida das séries com 23,4% e as minisséries com 8,1%.

As três emissões que conseguiram os percentuais de audiência mais elevados nos países ibero-americanos no período 2010-2012 foram as telenovelas: Fina estampa (Globo, 42,1%), Soltera otra vez (Canal 13, 26,8%) e Abismo de paixão (Televisa, 25,8%).

Todas essas informações se completam com um mapeamento detalhado dos organismos oficiais e legislação audiovisual dos 22 países ibero-americanos, fundos específicos de promoção, órgãos ativos setoriais, festivais representativos de cada país, assim como um conjunto de instituições docentes que ofereçam matérias audiovisuais (mais de 900, ministrando 1.856 licenciaturas e 434 mestrados).

Estes dados e outros, que compreendem temas como a televisão por assinatura ou o financiamento de um filme, estão refletidos neste Panorama Audiovisual Ibero-Americano 2014.

Para mais informações você pode entrar em contato com Oscar Berrendo, Diretor Gerente da EGEDA (oscar.berrendo@EGEDA.com).


Carregar Panorama Audiovisual Ibero-Americano 2014 (Documento PDF em espanhol)

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